A Semana D 2018

Este ano a Semana D e RWI (Red Week Ideas) estarão juntas para falar um pouco mais sobre economia criativa sem fronteiras. Nessas noites de Novembro, teremos palestras, talks e mesa redonda em um papo animado, cheio de conteúdo e networking. A semana vai acontecer no espaço da Redhook na rua Fernando Amaro, 154 no Alto da Rua XV em Curitiba.

Dividimos a programação, e em cada dia teremos diferentes aspectos do design, para analisar cada tema e suas características. Venha, assista, discuta e troque experiências.

SEGUNDA, 5 DE NOVEMBRO

Economia Criativa: Como o design se torna um capital intelectual?

 

O design está inserido na cadeia de produção e fomenta atitudes inovadoras movimentando a economia e gerando recursos a partir da criatividade.

 

programação:

19:30-21:00 Palestras

21:30-22:00 mesa redonda

22:00-22:30 bate papo com chopp

Luciano Drehmer

Consultor de branding com 15 anos de experiência profissional em design - atualmente trabalhando com equipes internacionais na Ásia criando estratégia e design em todas as plataformas e trabalhando em colaboração com empresas como Hong Kong Shared Dream, Amazon, Nike, Google entre outros . Ele também é sócio e diretor de design da Jackalope Media em Salt Lake City, EUA - ex-professor do European Design Institute. Ele também é ex-sócio da Not in California, onde foi responsável pelo programa de workshops, cursos, festivais e parcerias com empresas internacionais.

Nos últimos anos, ele vem trabalhando com empresas em países como China, Hong Kong, Índia e Tailândia, criando sistemas de design e otimizando negócios em busca de vendas, engajamento de clientes, escala, qualidade e sustentabilidade.

TERÇA, 6 DE NOVEMBRO

Craft Design: O design "movimento".

 

O design gráfico é formado por diversas especializações que juntas, são responsáveis por chegar em soluções mais completas para problemas atuais mais complexos. Convidamos 4 pessoas relacionadas ao design gráfico com especialidades diferentes. Animação, Lettering, Produção e Propósito. Vamos conversar sobre as fronteiras, interpolações e conexões entre os especialistas, suas especialidades e toda a relação com o design gráfico como conhecemos.

 

Programação:

19:30-20:30 palestras curtas

20:30-21:30 mesa redonda

21:30-22:30 bate papo com chopp

Bruno Saad Marques (Escola Revolution)

"Motion Graphics: O Design Gráfico em Movimento"

É formado em Design Gráfico pela UFPR, além de possuir graduação sanduíche em Animação pelo Maryland Institute College of Art, nos Estados Unidos. Trabalhou como animador 3D na Sparkypants Studios, em Baltimore, e hoje é diretor de animação no Estúdio Padoca, em Curitiba.

 

Cris Pagnoncelli (Criatipos)

"Lettering & Propósito" - Há alguns anos a caligrafia e o lettering ganharam muita visibilidade, mas como podemos utilizar essas ferramentas para fazer a diferença, fugir do óbvio e transformar através do design e do desenho de letras?"

É  designer e artista visual. Formada em Design Gráfico pela PUC-PR e pós-graduada em "Ilustração Criativa e Técnicas de Comunicação Visual" pela EINA, Barcelona, também especializou-se em "Visual Branding", na SVA - School of Visual Arts em New York, em 2012. Atua como profissional autônoma desde 2010, integrando também o coletivo Criatipos. Há mais de 3 anos, ministra a Oficina de Lettering com Giz com foco no desenho de letras em diferentes formatos. Seus projetos envolvem a concepção de identidades visuais, ilustrações e letterings. Sempre que possível procura utilizar o design como uma ferramenta social e ativista, explorando assuntos de seu interesse e pautas que considera importantes.

 

Gustavo Ferreira e Téo Souto Maior (Estúdio Invertido)

O Estúdio Invertido é uma gráfica artesanal e editora criada em 2015 em Curitiba com o intuito de reunir letterpress, serigrafia e encadernação manual no mesmo espaço. Além de atender agências de design e publicidade de todo o Brasil com projetos especiais, o Estúdio tem promovido workshops e desenvolvido uma linha própria de pôsteres em serigrafia, camisetas (Colophon), cadernos e livros (EI e Banquinho Publicações).

 

Karina Gallon (Puta Peita)

"Como o Design, em palavras, potencializa o manifesto."

Karina Gallon é designer, formada pela PUCPR em 2008 e idealizadora da PEITA. Uma ferramenta de enfrentamento urbano contra o machismo, racismo, homofobia e demais preconceitos que pessoas sofrem diariamente. A marca-protesto nasceu para ir às ruas na marcha de 8 de março de 2017 e de lá para cá cumpre com a missão de trazer dizeres polêmicos do contexto das manifestações para o dia a dia. Dos 20 dizeres polêmicos, a grande maioria são parcerias e uma parte do valor das vendas ou da produção é doada para a causas sociais.

TERÇA, 6 DE NOVEMBRO - TARDE . GRATUITO

Comitê Curitiba Cidade Criativa do Design

 

Nessa tarde teremos a assinatura de decreto, pelo prefeito Rafael Greca, para criação do comitê Curitiba Cidade Criativa do Design da Unesco, um importante passo para tornar o design ainda mais atuante e representativo.

 

programação:

15h cerimônia de assinatura do decreto

QUARTA, 7 DE NOVEMBRO

Design de Experiência: Como o Design está guiando as empresas no contexto da Transformação Digital?

 

Design centrado no usuário, design de serviço e design de interação são os assuntos do dia e vamos falar de como esses aspectos estão quebrando as fronteiras no desenvolvimento de produtos, empresas e negócios.

Quem entende que transformação digital é um caminho sem volta que pode ser guiado pelo design, não pode perder esse encontro para validar suas ideias!

 

programação:

19:30-21:00 - Palestras

21:00-22:00 - Painel

Diego Silvério, Coordenador de UX no Itaú Unibanco

Designer, tem experiência em grandes empresas aplicando métodos e ferramentas do design thinking e design centrado no usuário. No Itaú, está atualmente coordenando uma equipe de UX focada em canais digitais e experiências com cartões, mas já enfrentou desafios para promover mudanças de cultura, processos e modelos de trabalho, além de aliar métricas que conectavam engenharia ao design.

O design no furacão da transformação digital. Vamos conversar sobre o que compõe uma transformação digital, como a experiência do cliente é abordada e o que podemos esperar do papel do designer nesse contexto?

 

Iuri Alencar, Consultor de Inovação e Experience Designer da LAURA

Professor além de consultor, se dedica a proporcionar o aprendizado de ferramentas e metodologias de inovação em produtos, serviços, experiência do usuário e modelos de negócio para que as empresas possam incorporá-las em seu fluxo de trabalho. Em seus mais de dez anos de mercado, empresas como Volvo, Bosch, Sebrae, CNI e FSFX foram seus clientes. Atualmente também enfrenta o desafio de tangibilizar a inteligência artificial da LAURA e empoderar seus usuários, como responsável pelo design de experiência.

Design de Experiência: Tangibilizando a Inteligência Artificial

 

Cristian Pedroso, fundador na Hero99 / CTO na Joox / Advisor na Loono e Adrenalyze

Executivo da área de tecnologia, com 25 anos de experiência lidando com grandes corporações e startups, é apaixonado por novos modelos de negócio. Com visão e conhecimento de ponta a ponta em um negócio, desde a estratégia digital até a criação de interfaces visando a melhor experiência do usuário, tem se dedicado a orientar startups de tecnologia com metodologias baseadas no design thinking e ágil, experiência do usuário, inovação e pesquisa, sem deixar de lado a viabilidade técnica e quesitos imprescindíveis para internacionalização, crescimento e escalabilidade dos negócios.

Casos de sucesso e fracasso, Design sprint e cocriação com clientes como Telefônica, Electrolux e Phillips.

 

Leonardo Bourscheid, MOMBU Design para mídias sociais

Acaso, destino, predisposição genética ou uma sequência de acontecimentos desaventurados poderiam tentar explicar como um egresso do curso de Cinema e Animação (UFPel) foi parar em várias agências de Publicidade e Design do Sul do país. Mas o simples fato é que Leo gosta de explorar conceitos estéticos, contar histórias  e solucionar problemas do mundo real.

Design para mídias sociais

 

Luiza Dal Grande, Business Designer e especialista em transformação digital na MJV technology & innovation

Designer e especialista em interações digitais, no papel de consultora de inovação possui 10 anos de atuação no mercado atendendo desde grandes empresas a startups. Sua trajetória foi composta por empresas como Bradesco Seguros, Natura, Fiat e Votorantim, além de ser Propulsora do Dazideia Curitiba, iniciativa para startups que promove e fomenta o ecossistema de inovação na cidade. Design thinking, experiência do usuário, modelagem de negócios, marketing  e branding compõem suas habilidades para orientar empresas a entenderem a transformação digital e o impacto de novos comportamentos e tecnologias em seus negócios.

Moderadora da mesa redonda

 

QUINTA, 8 DE NOVEMBRO

Design de Moda: Como ser mais que uma moda?

Uma noite dedicada para o design desses itens essenciais. Conheça uma nova geração e o que está sendo produzido pelos designers. Um espaço para discutir como transformamos estes projetos em peças de desejo para todos os públicos e reforçamos esse mercado.

 

 

programação:

19:30-20:30 palestras curtas

20:30-21:30 mesa redonda

21:30-22:30 bate papo com chopp

Amanda Marcondes Ditzel

Bacharelado em Design de Moda Universidade Positivo, trabalhou np Atelier Novo Louvre e atualmente é Proprietária da marca AMANDA DITZEL com um acervo com mais de 100 variações de estampas exclusivas desenhadas à mão e mais de 2000 peças vendidas. Já participou em: LabModa – Coleção Bella Colombina – Edição 2012/ 2016 e Revista.

FULLDesign 2014. Colóquio de Moda 2015; Prêmio Bom Design 2015; LabModa – Edição 2015 e Revista LabModa 2015; Loja Das Coisas Feitas Por Aí – Pátio Batel - Coleção para ONG Beco da Esperança; Another Now 2016 – Desfile e Convidado/Palestrante; Festival Subtropikal 2016; LabModa – Estúdio C - RPC - Figurino Daiane Fardin - 2016; Workshop para alunos de Moda da Universidade Tuiuti - 2017. Palestrou: Universidade Tuiuti- Tema: Mercado de moda; Coleção para a loja Moi de lingeries - 2017; Manoo - Edição 2017; Projeto de TCC de Publicidade da PUC /PR - 2017;Campanha Publicitária para Vestibular 2019 - Universidade Positivo; Loja Habillé Plissé - Coleção de vestidos de festa - Outubro 2018.

PREMIAÇÕES: Finalista Concurso ROXY 2012 – Sua Arte, Nossa Estampa – 2°lugar; Finalista FULLDesign 2014 - Apresentação – 2°lugar; Prêmio FULLDesign 2014 - Melhor Banner e Exposição – 1°lugar; Finalista Prêmio Bom Design 2015 – A Cianotipia e a Moda – Entre os 10 melhores.

 

Diego Malicheski (Rocio Canvas)

Diego Malicheski, 27 anos, Curitibano, é a mente por trás da Rocio Canvas, uma neo-brand feminina que apresenta proposta minimalista de vanguarda explorando a modelagem imersa em universo artsy a cada coleção. A criação do nome da marca foi inspirado em sua mãe, Maria do Rocio, e Canvas do inglês significa “tela”. Em 2017 Diego foi selecionado para fazer parte do Projeto Lab da Casa de Criadores, evento que lança jovens talentos da moda nacional e ocorre duas vezes ao ano em São Paulo.

 

Karin Oliveira (Estúdio363)

"Karin é Designer de Moda e possui MBA em Branding - Gestão de marcas, pela Universidade Positivo. Indignada com os impactos negativos da indústria fashion fundou o Estúdio363, marca onde cria e produz com o propósito de fazer moda aliada ao desenvolvimento sustentável."

SEXTA, 9 DE NOVEMBRO

Design de Produto: O produto brasileiro é sem fronteira?

Vamos discutir o design de produto, como ele pode ultrapassar as fronteiras e se transformar em um projeto global. Você já pensou em exportar, seja um produto ou um serviço? Conheça algumas das experiências e os caminhos para deixar o design de produtos preparado para fazer sucesso no mundo todo.

 

programação:

19:30-20:30 palestras curtas

20:30-21:30 mesa redonda

21:30-22:30 bate papo com chopp

Juliano Santos

Startup  - Adam Robo - desenvolvendo um produto de sucesso

Empresário, fundador da Prevention, idealizador do Adam Robo, que visa prevenir e combater a cegueira evitável com um simples teste de visão. Foi semifinalista do Imagine Cup da Microsoft, ficando entre os 15 melhores projetos de inovação do mundo, e recentemente recebeu aporte dos “Sharks” do programa Shark Tank Brasil.

 

ARBO Design . Valkiria Pedri Fialkowski e Daniel Kroker

Design “GLOCAL” - Desenvolvendo produtos para mercados globais e locais

Valkiria Pedri Fialkowski

Graduada em Design de Produto pela UFPR, MBA em Marketing pela FGV, mestranda em design pela UFPR, possui experiência em inovação e indústria de alta complexidade.

Daniel Kroker

Graduado em Design de Produto pela PUC - Curitiba, Mestre em design pela Domus Academy na Itália, possui experiência em processos de criatividade e metodologias de gestão de design.

Sócios na Arbo Design, onde desenvolvem produtos para empresas como Midea (China), Toshiba (Japão), Electrolux (Suécia), Busscar (Brasil), Philippe Starck Network (França).

 

Jorge Tamura

O setor de Design está ciente do novo decreto lei de Abril de 2018 - SP que pode punir fabricantes de bens de consumo de comercializarem seus produtos?

Graduado em Design de Produto pela UFPR, Mestre em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo e atual Diretor do Instituto Valorizar da Logística Reversa, diretor da Devolva Serviços Especiais e Consultor pela JYT Consultoria e Professor de graduação e Pós Graduação na Universidade Positivo.

SÁBADO, 10 DE NOVEMBRO .  GRATUITO

Semana D Bazar: Posso levar?

Uma amostra dos principais makers de design da região vão estar expondo e vendendo suas peças neste dia.

 

programação:

9:30-18:00 bazar