SEMANA
O
D
ESIGN
TRANSFORMA

Festival de Design
slide_ficad
Semana D terá 2ª edição do Fórum Internacional Cidades Amigas do Design
Publicado por Tulio Filho 13.10.2015

Semana D terá 2ª edição do Fórum Internacional Cidades Amigas do Design

A Semana D’15 terá entre seus eventos o 2º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design, o FICAD. Iniciativa do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC em parceria com o Centro Brasil Design e a Prodesign>pr, o fórum aborda as diferentes formas de como as cidades podem se desenvolver, abrangendo as óticas econômicas, sociais e de inovação, sempre utilizando o Design como recurso estratégico para o Planejamento Urbano.

Com entrada franca, o 2º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design é voltado para especialistas em design, empresários, arquitetos, urbanistas, reitores, professores, diretores de órgãos públicos, gestores das regionais e a comunidade envolvida com o polo criativo e de inovação da cidade.

Com a participação de designers, entidades e empresas do setor, o objetivo do 2º Fórum Internacional das Cidades Amigas do Design é discutir o Design como ferramenta transformadora de cenários urbanos. As palestras acontecem no Auditório do Museu Oscar Niemeyer.

Programação:

– Dia 05/11 – 9h: Abertura Oficial da Semana D’15 e do 2º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design

– Dia 05/11 – 10h: “A Experiência do Design Participativo na Transformação de Cidades” por Jorge Montaña – Colômbia

O colombiano Jorge Montaña é professor e consultor internacional em design participativo, co-criação e gestão de projetos, Diretor dos cursos de Design Participativo e Design para empreender.

– Dia 05/11 – 11h: “O Design como Instrumento no Planejamento de Cidades” por Cristian Montegu Ravinet – Chile

O chileno Cristian Montegu Ravinet é Presidente da Associação Chile de Design, membro do Conselho Bienal, professor da Universidade Adolfo Ibanez.

– Dia 05/11 – 14h: “Buenos Aires Creativa: De dónde venimos y hacia dónde vamos” por Enrique Avogadro – Argentina

O argentino Enrique Avogadro é Subsecretário de Economia Criativa no Governo da Cidade de Buenos Aires. Responde pelo Centro Metropolitano de Diseño (CMD) e lidera programas de apoio a empreendedores na cidade.

– Dia 05/11 – 14h: “Design Case Brasileiro” por Marco Aurelio Lobo – Brasil

Marco Aurélio Lobo é Bacharel em Design pela UnB e acumula mais de 15 anos de experiência em políticas públicas de design e em promoção comercial internacional. Foi assessor do Programa Brasileiro de Design, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Gerente de Inovação e Design da Apex-Brasil. Atualmente é coordenador de projetos do Instituto Europeo de Design e Professor do Curso de Design do IESB, em Brasília.

– Dia 05/11 – 16h: Mesa redonda com todos os palestrantes + CBD + ProDesign>pr + IPPUC