SEMANA
O
D
ESIGN
TRANSFORMA

Festival de DesignDesign Festival
Semana D+: resumo do terceiro dia
Publicado por Lais 10.11.2014

Semana D+: resumo do terceiro dia

A programação do dia cinco de novembro no Espaço D+ foi ótima. Como presente pelo dia do Designer os participantes contaram com uma série de diferentes eventos. Confira:

Logo de manhã os participantes já puderam se inspirar com a palestra de Guilherme Piletti, responsável pela Perestroika Curitiba, escola gaúcha de atividades criativas. No papo, Guilherme apresentou a história da Perestroika e mostrou que nós estamos vivendo uma mudança de era. Com um mundo hiperconectado, nunca foi tão fácil trabalhar com o que se gosta e empreender. A dica do palestrante?! “Vai Lá e Faz!” 😉

Durante o almoço, o pessoal pôde aproveitar o lanche do Brooklyn Caffe, no Espaço D+ e também ouvir o talkshow organizado pela Associação Brasileira dos Designers de Interiores. Na pauta os assuntos variaram entre profissão, carreira, desafios e novos projetos. Para dar continuidade ao assunto de Design de Interiores, Katalin Stammer subiu ao palco na palestra Personalicação de Projetos. No papo, ela mostrou como que a personalização de projetos se relaciona com a profissão do designer de interiores.

Os apaixonados por moda também tiveram programação garantida. Manita Menezes comandou a palestra “Moda, Design e Comunicação”, que trouxe rapidamente a história da moda no século XX e os seus reflexos para a sociedade atual, considerada “líquida”.

Já quem gostaria de trabalhar como DJ teve a oportunidade de participar de dois workshops gratuitos, que tinham a música como tema principal. O primeiro, chamado DJ Pesquisa, trouxe uma série de informações sobre a vida desses profissionais e quais são os equipamentos necessários para quem quer trabalhar na área. O segundo, chamado Música Eletrônica Colaborativa, foi bem mão na massa e apresentou como funciona o processo de produção de uma música eletrônica.

A última palestra do dia foi a Digital Publishing na Adobe Creative Cloud. Alexandre Marcon trouxe quais são as ferramentas que a Adobe oferece para quem quer publicar revistas, jornais, folders eflyers, por exemplo.

Para finalizar a programação do dia, o Espaço D+ foi palco para a divulgação do resultado do Prêmio Bom Design, organizado pela ProDesign>Pr juntamente com o Fórum dos Coordenadores dos Cursos de Design do Paraná. Dentre os 15 trabalhos (que já estavam expostos no Espaço D+ desde segunda), 3 foram selecionados e premiados. Os ganhadores foram:

– 1º Lugar: Infolclore – Olhar, Criar, Ensinar e se Apaixonar, do Fernando Ratis (PUCPR).
– 2º Lugar: NOUA – Secadora de Resíduos Orgânicos Domésticos, de Juliano Fogaça Santos Lima e Raiane Laura Ribas (UFPR).
– 3º Lugar: Bubo – Acessório Para a Segurança do Ciclista, José Carlos Pacífico Costa e Paulo Roberto Santos Ferraz.