SEMANA
O
D
ESIGN
TRANSFORMA

Festival de Design
Foto: Daniel Sorrentino / clix.fot.br - crédito obrigatório
Semana D+: resumo do quarto dia
Publicado por Lais 10.11.2014

Semana D+: resumo do quarto dia

O quarto dia no Espaço D+ contou com uma série de programações variadas. Confira um breve resumo de cada uma dasatividades:

A quinta-feira começou logo cedo com o workshop Cenários Futuros, da escola Design ao Vivo. Ministrada por Bernadete Brandão, ele teve o objetivo de apresentar materiais que podem ajudar na construção de um Design sustentável.

Ao meio-dia, quem estava almoçando no Brooklyn Café (no Espaço D+) pôde ouvir o bate-papo entre o decorador Lupercio Manoel e Souza e o barítono Paulo Barato, promovida pela Base Inbox. Na pauta, assuntos como início de profissão e como que é a improvisação em cada uma das áreas. Além da conversa descontraída, os participantes puderam ouvir Paulo Barato cantando =)

O Espaço D+ recebeu a continuidade da mesa-redonda do 1º Fórum Colaborativo Academia e Mercado. Na segunda-feira, os participantes discutiram cinco questões relacionadas ensino do Design nas universidades e a preparação desses egressos para o mercado de trabalho. Na quinta-feira foi a vez de apresentar para o grande grupo os resultados das seguintes perguntas: qual o desafio do egresso? Qual o desafio da universidade? Qual o desafio do mercado? Como desenvolver talentos? Como desenvolver a relação entre mercado & academia?

Entender quais são as macrotendências universais é essencial para quem trabalha com Design de Moda. Por isso, a Semana D+ recebeu o workshop de Camila Ferrari, da Anima Trends. Na aula, os participantes puderam entender como que o ciclo da moda funciona e como que as tendências se comportam dentro do universo fashion. Além disso, Camila também dividiu quais são algumas das macrotendências que estão em voga atualmente.

Como se vestir e se portar na hora de apresentar um projeto? Quem participou da palestra Como Vender o Seu Projeto, da Andrea Roque Neiva conheceu algumas ferramentas que ajudam na hora de fazer uma negociação bem sucedida. Segundo ela, a tarefa de vender é tangibilizar o intangível. Para isso, ela aponta algumas perguntas que devem ser feitas na hora da negociação: o que é importante para o cliente? O que ele leva em consideração na hora de decidir? O que faz o cliente dar valor ao seu objeto? Como ele percebe valor nisso? Respondendo a essas questões, a chance de você entregar um projeto de real valor para o cliente é muito maior.

Como o Cinema e o Design dialogam? Esse foi o fio condutor para o papo organizado pela AVEC no Espaço D+. Na conversa entre Lilian Döring, Marcelo Públio, Pedro Giongo, Walkir Fernandes e Fábio Allon os caminhos do Design dentro do cinema e a forma como a sétima arte precisa se adaptar para que as duas áreas andem cada vez melhor juntas.

Cerca de 110 alunos de graduação em Design de Moda desenvolveram uma prova de roupa para o Desafio Passarela Senai. Desse grupo, cinco finalistas foram selecionados e tiveram que competir por dois dias no desenvolvimento, montagem e apresentação de um look feminino inspirado no lema “o Design transforma”. O resultado foi apresentado no auditório Potty Lazzarotto, como parte da programação da Semana D+ e a ganhadora do concurso foi a Patricia Hirozawa.

Para finalizar a programação da noite no Espaço D+, os participantes puderam conferir o lançamento do livro Borboletas Não Babam Letras, de Aluísio de Paula. Com diversos poemas ilustrados por grandes artistas, o livro traz formato de sketchbook, acompanha um lápis e folhas em branco, numa proposta de cocriação com o leitor, que poderá interagir com o próprio autor no livro.